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sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Hoje em Dia

O Avião hoje em dia, auxilia muito em várias áreas como por exemplo, na agricultura, operações de salvamento, transporte de correspondência, ajuda também na medicina, ajuda nas explorações geográficas, na meteorologia, além de ser um rápido meio de transporte.

Um vôo certamente é muito seguro, mas, acontecem muitos acidentes, de grandes conseqüências ou de pequenas conseqüências. Com grande números de vôos e grandes extensões a percorrer, o problema exigiu providencias definitivas. Hoje a segurança do vôo é regulado por princípios técnicos e controlada por órgãos oficiais, visando a prevenir acidentes.


A maioria dos Acidentes apesar do alto gabarito do pessoal aeronavegante, é atribuída a falhas pessoais: Más condições físicas, erros de julgamento e de interpretação, desobediência a ordem do controle de tráfego, imprudências, e etc..


Há uma organização internacional chamada OIAC (organização internacional de aviação civil) que possui o fim de uniformizar os serviços de proteção ao vôo. O órgão legislativo dá OIAC é a assembléia geral, integrada pelos delegados dos países membros.


O avião funciona através dá atuação em conjunto de quatro forças físicas: Arrasto, peso ou gravidade, sustentação e tração. Essas forças no avião são explicadas pelos princípios dá terceira lei de Newton e pelo teorema de Bernolle.


A terceira lei de Newton chamada ação e reação, estabelece que toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade e em direção oposta.


Em quanto o teorema estabelece que quanto maior for a velocidade maior será a pressão dinâmica e menor será a pressão estática. Esses princípios atuam o avião de uma forma simples: como a asa do avião é um plano inclinado, no seu deslocamento ela exerce uma pressão sobre o ar, impulsionando-o para baixo; o ar, reagindo, empulsiona a asa para cima e com o aumento da velocidade ocasionado pelos motores a uma redução na pressão estática e consequentemente um aumento na pressão dinâmica, fazendo com que o avião decole. A sustentação do avião durante o vôo é estabelecida pelos filetes de ar, que se movimenta por sobre a superfície curva superior dá asa percorrendo um caminho maior do que os que passa pela superfície achatada inferior. O ar desloca-se com maior velocidade por cima do que por baixo dá asa exercendo uma menor pressão para baixo.


Todo avião compõe-se e essencialmente das seguintes partes: Asa, Fuselagem, Empenagem, Trem de Pouso, Grupo Motoprocursor, Superfície de Controle, Comandos de vôo, instrumentos e equipamentos auxiliares.


A asa proporciona a sustentação, suportando o avião em vôo. A fuzelagem é o corpo do Avião, onde se aloja os ocupantes carga. Contém a cabine de comando, onde ficam situados os comandos de vôo e o motor (nos aviões monomotores), assim como os painéis de instrumentos. A empenagem é o conjunto dá calda, formados pelos estabilizadores, vertical e horizontal e superfícies de controle a eles presos; Proporciona a estabilidade do avião em vôo. O trem de pouso é a parte do avião destinada a suporta-la sobre terra, água ou neve. Consta de rodas com pneus flutuadores ou patins montados nas extremidades de amortecedores, que absorvem os choques oriundos das manobras na superfície. O grupo Motoprocursor, que produz a tração necessária para vencer a resistência do ar, consiste no motor ou motores, hélice ou hélices (se houver), acessórios tais como carburadores e bombas de gasolina, tanques e tubulações de combustível e óleo.



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