Link

link novo


terça-feira, 3 de maio de 2011

Encontrada uma caixa-preta do avião da Air France no Atlântico

A Força Aérea do Brasil informou neste domingo (1º)  que foi encontrada uma das caixas-pretas do Airbus da Air France que caiu no Oceano Atlântico ocorrido em 1º de junho de 2009, deixando 228 pessoas mortas. Entre as vítimas havia 72 franceses e 59 brasileiros. Um coronel brasileiro que investiga acidentes aéreos está a bordo do navio francês que está em alto mar participando da retirada dos destroços da aeronave acidentada.

Em seu site, o BEA (Le Bureau d'Enquêtes et d'Analyses), órgão de investigação de acidentes aéreos francês, divulgou nota confirmando a localização. "A equipe de investigação localizou e identificou o módulo de memória que registra os parâmetros do Flight Data Recorder (FDR) às 10h desta manhã GMT (7h, no horário de Brasília) e foi rebocado pelo robô-submarino às 16h40 GMT (13h40 em Brasília)".
O gravador FDR contém os dados de voo. Outra caixa-preta, que ainda não foi encontrada, contém as informações do Cockpit Voice Recorder (CVR), que possui a gravação de voz na cabine.
"A caixa-preta parece estar em bom estado físico. Nossos especialistas nos dizem que podemos conseguir ler esses dados", explicou Jean-Paul Troadec, diretor do BEA.
Troadec ressaltou, no entanto, que, no momento, é difícil saber se houve corrosão. "Se esses dados puderem ser analisados, isso vai permitir que a investigação avance porque o FDR registra a altitude, a velocidade, as diferentes posições do leme", explicou o diretor do BEA, revelando que deve levar "de oito a dez dias" para que o módulo seja levado para análise.
O objetivo agora é recuperar a segunda caixa-preta do Airbus A330, que registra as conversas dentro da cabine, para que o navio da Marinha leve os dois gravadores juntos. "Se conseguirmos ler os primeiros dados, será um grande passo, mas sem a segunda caixa-preta, faltarão dados essenciais", advertiu Troadec.
Uma das caixas-pretas do Airbus da Air France foi localizada neste domingo (Foto: BEA/Divulgação)Uma das caixas-pretas do Airbus da Air France foi localizada neste domingo (Foto: BEA/Divulgação)

Na última quarta-feira (27), um "mergulho" do robô-submarino que busca as caixas-pretas do avião do voo 447 encontrou o chassi do Flight Data Recorder (FDR) do Airbus acidentado. A peça foi encontrada sem o módulo que protege e contém os dados gravados do voo. Os investigadores temiam dificuldade em encontrar a célula de dados, já que a caixa-preta havia se desprendido do chassi e poderia ter sido levada pela água do mar ou ficado presa na areia.
O compartimento estava cercado de destroços pertencentes a outras partes do avião.
As buscas pela caixa-preta começaram na última segunda-feira (25), na área onde foram localizados os destroços da aeronave. O BEA considera que uma falha nas sondas (sensores de velocidade) Pitot do fabricante francês Thales foi um dos fatores do acidente, mas considera que só terá a explicação definitiva da tragédia com as caixas-pretas em mãos.
Primeiro "mergulho" do robô-submarino que busca as caixas-pretas do avião do voo 447 encontrou o chassi do Flight Data Recorder do Airbus acidentado, porém sem o módulo que protege e contém os dados gravados do voo. (Foto: AFP)Primeiro "mergulho" do robô-submarino que busca as caixas-pretas do avião do voo 447 encontrou o chassi do Flight Data Recorder do Airbus acidentado, porém sem o módulo que protege e contém os dados gravados do voo. (Foto: AFP)
O Brasil está participando da investigação, e o coronel da Aeronáutica Luís Cláudio Lupoli está a bordo do navio do BEA em alto mar acompanhando o trabalho com a caixa-preta. Segundo Lupoli, o trabalho está ocorrendo com "transparência". “O Cenipa não está apenas acompanhando a investigação mas também participando de todo o processo e tem ciência de todos os documentos elaborados internamente pelo BEA sobre o ocorrido”, disse Lupoli.
Uma das caixas-pretas do Airbus da Air France foi localizada neste domingo (Foto: BEA/Divulgação)

1 comentário:

  1. Olá ,Amigo(a)!!!; tudo bom????.... Tenho Novidades!


    Fiz atualmente um novo site; Onde posto filmes Dublados, Para assistir, São Filmes de ótima qualidade tanto na imagem ou no áudio, Todos são testados, Antes de ser postado lá no site.....
    E o melhor é gratuito, não precisa pagar nada para assistir, Temos muitos lançamentos; Drama; terror; Suspense; ação; Faça uma visitinha lá....
    Deixe um comentário, o seu comentário é muito importante para nós, ok, Desde já agradeço sua atenção:

    Link do site: http://brasilfilmesonline1.blogspot.com.br/

    Contatos: MSN > emprendedordesucesso@hotmail.com.br

    Nome : Rogério


    ATENCIOSAMENTE;
    ROGÉRIO DE SOUSA

    ResponderEliminar

link novo


link2